domingo, março 09, 2003
PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA
>
>1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:
>
>"O JUMENTO E O CAVALINHO ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA
>PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ" (Eguinha Pocotó, Mc
Serginho, 20
>03)
>
>a) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma
>reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo liter
>ário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas do
>tadas de valor universal. Assinale a passagem em que o
autor
>expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a
figura de linguagem adotada.
>
>b) Ao idelizar em um mesmo patamar, personagens que até o
momento só haviam sido tratados com a devida separação de
classes, coloca o autor o "jumento e o cavalinho" como uma
paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo
desta
>visão crítica é destacado por expressões que para um
>leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas
>que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua
>portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações
>gramaticais por eles introduzidos.
>
>c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois
protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então
predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que
um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos
personagens um status que transcende a natureza metafísica
convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de
sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo.
Descreva o papel
>da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no
equilíbrio social do início do século XXI.
>
>d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-
>cultural denominado pocotoismo, propõe uma nova métrica
e a
>bordagem ao texto poético. Alguns críticos da época
chegara
>m a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um
poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida
mais tarde com
>a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário.
Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores
clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra.
>
>1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:
>
>"O JUMENTO E O CAVALINHO ELES NUNCA ANDÃO SÓ
QUANDO SAI PRA
>PASSEAR LEVAM A ÉGUA POCOTÓ" (Eguinha Pocotó, Mc
Serginho, 20
>03)
>
>a) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma
>reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo liter
>ário da época, ao mesmo tempo em que insere temáticas do
>tadas de valor universal. Assinale a passagem em que o
autor
>expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a
figura de linguagem adotada.
>
>b) Ao idelizar em um mesmo patamar, personagens que até o
momento só haviam sido tratados com a devida separação de
classes, coloca o autor o "jumento e o cavalinho" como uma
paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo
desta
>visão crítica é destacado por expressões que para um
>leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas
>que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua
>portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações
>gramaticais por eles introduzidos.
>
>c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois
protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então
predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que
um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos
personagens um status que transcende a natureza metafísica
convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de
sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo.
Descreva o papel
>da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no
equilíbrio social do início do século XXI.
>
>d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-
>cultural denominado pocotoismo, propõe uma nova métrica
e a
>bordagem ao texto poético. Alguns críticos da época
chegara
>m a compará-lo à "pedra no caminho" de Drummond, um
poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida
mais tarde com
>a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário.
Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores
clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra.
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